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GROOMER: profissão que se destaca no mercado pet e ainda carece de profissionais capacitados

22 MAR 2018 - 00H00 | ATUALIZADA EM 22 MAR 2018 - 14H35

Apesar de registrar crescimento constante, segmento ainda apresenta número insatisfatório de profissionais especializados.

Groomer é uma palavra em alta no mercado pet. Mas você está por dentro das características e da importância desta profissão? Na realidade, groomer é a denominação na língua inglesa para tosador. Ou seja, groomer e tosador, basicamente, são a mesma coisa e envolvem banho, tosa, estética e saúde preventiva do animal. Apesar da tradução literal da palavra, muitos creditam groomer apenas para profissionais com títulos de reconhecimento e vitórias em competições, quando na verdade este é um mito. Há groomers com maior conhecimento e outros com menor.

Dada esta informação, você deve imaginar que o mercado pet está superlotado de groomers e tosadores, mas a realidade é bem diferente. O que vemos hoje é um baixo número de profissionais devidamente capacitados e cientes de informações importantes sobre saúde animal e especialização em cortes específicos. Por isto, a PET South America vai apresentar algumas dicas e apontar tendências a serem exploradas para que você se destaque da concorrência e tenha um futuro brilhante neste segmento que apresenta crescimento anual constante.

A primeira e mais importante dica é que o profissional busque se capacitar e fazer cursos de especialização. Nada mais valioso no mercado do que ter um nome reconhecido pelo talento. E isto só é possível com acesso à informação, experiência e treinos. Segundo Waldecir Silva, Coordenador de Programas Educacionais da Pet Society e especialista na área há 15 anos, “muitos profissionais se destacam em uma rede social, mas logo somem do mercado, tem uma carreira meteórica. A melhor dica é o conhecimento. Você, naturalmente, vai se destacar quando fizer o “diferente” e o “melhor”. Saia do comum e leve seu conhecimento como maior diferencial”. 

Waldecir Silva, Coordenador de Programas Educacionais da Pet Society

A educação e a capacitação profissional são fundamentais, não somente no início da carreia, mas durante todo o tempo de atuação no mercado, pois sempre surgem novas demandas, tecnologias e inovações. Por isto, é importante buscar informação e estar atualizado com os comportamentos de compra de seu cliente e suas necessidades. Waldecir complementa que “para quem está começando é muito mais fácil, pois as informações estão muito mais disponíveis e acessíveis. Cursos de raças específicas ou sobre conhecimentos de estrutura são importantes tanto quanto cursos de tosa”.

O segundo conselho é a valorização do conhecimento e da profissão. O groomer é muito mais do que somente a parte estética. A tosa higiênica ou corte específico proporcionam bem-estar animal, contendo a queda de pelos provocada por nós, diminuindo o calor, cuidado com a pele, unhas bem cortadas evitando machucados, orelhas limpas e sem doenças, entre outras dezenas de benefícios. Além disso, também é responsável pela saúde preventiva, já que está em contato direto com o bichinho e pode encontrar, antes do tutor ou do veterinário, feridas e doenças de pele durante o banho. Os profissionais devem desenvolver uma boa relação com o dono do animal, perguntar sobre alergias ou problemas recentes de pele para que o trabalho não seja afetado e não tenha surpresas durante a tosa.

É importante explicar também as doenças que podem ser desenvolvidas com profissionais não capacitados e um trabalho ruim, como a alopecia pós tosa, que proporciona uma série de problemas com o crescimento do pelo. A falta de higiene com os aparelhos, o corte errado das camadas de pelo e as peculiaridades de cada raça podem minar a carreira de um groomer. Estes são conceitos básicos, mas que percebemos diariamente em pet shops e locais de tosa. Por isto, se especialize e valorize seu conhecimento. Estas informações são fundamentais para a “venda” do serviço. E a terceira dica gira exatamente em torno do preço cobrado pela mão de obra.

Atualmente, os tutores estão mais exigentes e dispostos a pagar preços mais altos, desde que se sintam seguros de que o animal está em boas mãos. É como uma mulher pagar mais caro por um corte de cabelo ou o homem pela barba com um profissional confiável. Nem sempre o mais barato é mais vantajoso. Busque manter a média do mercado, mas faça um atendimento de qualidade tanto ao animal quanto ao dono. O bom serviço e a confiança contam mais do que o valor simplesmente. Após o balanço dos custos, se ele ficar muito alto, busque alternativas mais em conta, como a troca de aparelhos ou de fornecedor de produtos, e desenvolva o seu diferencial. Isto fará com que você se destaque da concorrência, tenha uma margem de lucro boa e consiga fidelizar o cliente.

A quarta dica é cuidar da sua reputação em redes sociais e páginas de animais. Com o fácil acesso à informação, os tutores buscam opiniões de conhecidos e reputações na internet para se certificar que o seu bichinho estará em um local de qualidade. Problemas sempre podem aparecer, mas dê atenção ao cliente e busque resolver, da melhor maneira para ambos, a situação. Estar disponível, ser atencioso e dedicar alguns minutos para conversar com o tutor podem ser considerados grandes diferenciais nesta rotina corrida e digital. O cliente precisa se sentir importante e especial.

Mercado
Mantenha-se de olho nas tendências de mercado, que são muito versáteis e mudam constantemente. Atualmente, o destaque vai para tosas específicas de Spitz Alemão, Schnauzer, Lhasa Apso, Poodle, Shih-tzu, Maltês e Yorkshire. Mas o segmento que promete crescer nos próximos anos é a tosa em gatos. O aumento da procura pela tosa destes animais está diretamente ligado ao crescimento do número de lares brasileiros com a presença de felinos.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros. A população de gatos se multiplica em maior proporção e deve predominar em menos de dez anos. Por isto, busque informações sobre esta área e, principalmente, sobre o comportamento dos felinos. A experiência com o tosador deve ser tranquila para não traumatizar o animal. Segundo Waldecir Silva, profissionais especializados em gatos ainda são poucos no mercado e esta é uma necessidade recente. “Tenho uma procura grande na minha escola de profissionais procurando trabalhar com estes animais”, explica.

O mercado de groomer está de portas abertas para receber profissionais completos e capacitados. Além da carência, também há vastas possibilidades de atuação. Normalmente, o groomer tem sua colocação dentro do Centro de Estética, mas também pode atuar no transporte dos animais (taxi dog) ou até na recepção, visto que são locais que recebem os animais e proprietários buscando os serviços de banho e tosa. Ao assumir esta posição e como conhecedor da profissão, fica mais fácil e ágil para o estabelecimento sugerir o melhor serviço.

Todas estas tendências do mercado pet e veterinário e comportamento animal podem ser encontrados na PET South America, que acontece entre os dias 21 a 23 de agosto, no São Paulo Expo.

Artigo realizado por: Comunicação PET South America