Por Pet South America - NOVO Em Releases Atualizada em 13 NOV 2019 - 11H08

Bartô se destaca no mercado pet com primeiro tapete higiênico que pode ser lavado e reaproveitado


Outubro, 2019


A coluna mensal ‘Conversa de Mercado’ tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias.

Este mês apresentamos Fernanda Jaquetto, sócia fundadora e diretora comercial da Bartô, marca idealizadora do Diário Canino, um inovador tapete higiênico lavável que dura até seis meses, uma vez que o produto pode ser lavado até 210 vezes na máquina de lavar ou manualmente no balde, evitando que centenas de tapetes convencionais e jornais sejam jogados no lixo diariamente.

Fernanda Jaquetto

Fernanda é formada em Administração em Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e atua na Bartô como sócia fundadora e diretora comercial há 2 anos e meio junto com o designer Marcos Galindo, idealizador do Diário e dono do cão Bartolomeu, que inspirou o nome da marca.

Como está sendo a entrada da empresa no mercado pet? Atendeu às expectativas?
Eu e meu sócio não éramos do mercado pet, então tudo é algo novo. Não tínhamos uma expectativa tão formulada, mas agora, vemos que o lançamento superou as expectativas, foi uma entrada muito interessante para nós. É um produto pioneiro no Brasil, tanto que já fizemos o requerimento de patente. O processo foi muito interessante, é um trabalho de formiguinha para mostrar o produto para o mercado, com um passo de cada vez, sempre muito bem pensado e calculado.

Como se deu a ideia de criar um tapete higiênico lavável para as necessidades dos pets?
A ideia surgiu do meu sócio, Marcos Galindo, durante o seu curso de Design de Produtos. Começamos a ter uma certa dificuldade de conseguir jornais gratuitos para nosso cachorro fazer as necessidades.

Antes tínhamos os jornais velhos de moradores do condomínio para usar como tapete para o Bartolomeu usar, porém chegou uma época que muitos deixaram de assinar jornal impresso, agora é tudo online e, com isso, ficamos na mão. O insight surgiu dessa problemática. Procuramos outras alternativas, mas não gostávamos da ideia do tapete descartável pela quantidade de lixo que ele produz e pela questão econômica, eles são muito caros. Marcos desenvolveu o produto pensando no Bart. Foram vários testes em mais de um ano e meio de desenvolvimento de produto, pesquisa do material que seria usado, teste de lavagem em máquina, opções de produtos ideais para higienização dele, etc. Foi um processo longo, cuidadoso e pensado para termos o que oferecemos agora.

Vocês pretendem expandir alguma linha de produtos? Qual e por quê?
Sim, inclusive temos algumas ideias no forno que estão sendo desenvolvidas. A missão da Bartô é tornar a vida das pessoas mais simples para que elas tenham tempo de se dedicar ao que elas amam. As novidades em breve estarão no mercado.

No design dos tapetes, quais tendências vocês têm seguido?
O design desde sempre foi pensado para que se igualasse ao jornal diário tradicional. Também lançamos edições novas, com informativos novos estampados no tapete. Procuramos os conteúdos junto com especialistas do mercado, então temos várias parcerias com veterinários, terapeutas caninos, pessoas do mercado pet, colunistas pet friendly e até fizemos uma parceria com uma astróloga canina recentemente para termos mais conteúdos para o jornal. Buscamos de fato um material informativo, fazendo uma pesquisa jornalística. Uma das pessoas que trabalham com a gente é jornalista e ela tem esse intuito de buscar matérias e procurar parceiros. Estamos na terceira edição do Diário.

Na questão de novos designs, lançamos esse ano o Coletivo B.ART, com o objetivo de procurar artistas brasileiros para desenvolvermos estampas exclusivas para nossos clientes, todos com uma pegada mais artística. Também temos parcerias com outras lojas, sempre com foco no design diferenciado. Além disso, temos nossa própria equipe de design e artistas parceiros para nos ajudar, fazemos essa construção em muitas mãos.

Quais os benefícios do produto oferecido?
A questão ecológica é um dos principais benefícios e chama bastante atenção. Apenas um Diário Canino equivale a 200 tapetes higiênicos, são 7 pacotes com 30 unidades de tapetes descartáveis. Se colocar na ponta do lápis, a escolha é econômica e sustentável ao mesmo tempo. Também contamos com a praticidade por ter um produto que é lavável e pode ser usado novamente, é impermeável e tem uma camada que minimiza o odor e ainda deixa o ambiente mais bonito.

Como o apelo ecológico tem ajudado a empresa a ter destaque no mercado?
Ter esse apelo ecológico nos ajuda bastante na entrada do mercado, bem como a questão econômica. Importante lembrar que não somos fornecedores para o consumidor final, então sempre temos um pouco de barreira dos petshops que têm medo de não vender o tapete descartável. Não podemos virar as costas para a onda ecológica, e mesmo assim ainda existe público para os dois produtos. O que vale destacar é que o tapete higiênico lavável no petshop acaba atraindo pessoas com pegada sustentável para o estabelecimento.

Como avaliam as vendas no e-commerce? Quanto representa no faturamento da empresa?
Fizemos uma parceria com uma grande rede de petshop, com isso, podemos dizer que nossa presença no e-commerce representa cerca de 30% do nosso trabalho.

O mercado pet obteve grande crescimento nos últimos anos, criando assim diversas oportunidades de negócios. Como conseguir se destacar perante a concorrência?
Nosso grande destaque é o pioneirismo no mercado com esse produto. Somos os primeiros a apresentar um tapete como esse, com um sistema anti vazamento para os machos, uma novidade que nós desenvolvemos. A qualidade é a melhor do mercado, ele aguenta mais lavagens, tem excelente absorção, um design diferenciado... É um combo de fatores que nos ajuda bastante.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Receba as últimas novidades do evento e do setor

Eventos Parceiros
Filiado à
Eventos Paralelos
Organização e Promoção
Local
Parceiros de Mídia
Parceiro Universitário

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet South America - NOVO, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...