Por Pet South America - NOVO Em Releases Atualizada em 13 NOV 2019 - 11H58

Com portfólio de diversos produtos para pets, Procão inova e ganha mais espaço no varejo alimentar




Outubro, 2019

A coluna mensal ‘Conversa de Mercado’ tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias.

Este mês apresentamos Rodrigo Boaventura, CEO da Procão, empresa que oferece uma vasta gama de produtos para o mundo pet, como acessórios para higiene, bandanas repelentes, shampoos, condicionadores, educadores, perfumaria, sabonetes, limpeza doméstica e, agora, chegaram aos snacks.

Rodrigo Boaventura




Rodrigo é o empresário à frente das marcas Proauto e Procão há mais de 25 anos. Com expertise em PDV, perfil criativo e inovador, conseguiu levar suas marcas para liderança de mercado, além de idealizar a marca Procão. Criada em 2007, o executivo enxergou uma oportunidade de negócio e hoje tem a segunda maior marca do mercado brasileiro no segmento pet.

Entrevista

Como está sendo o ano de 2019? Já conseguem projetar crescimento? Se sim, podem nos dizer em %?

Nos últimos anos, a Procão vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado pet. Para nós, 2019 é um divisor de águas, pois investimos em lançamentos e superamos metas de crescimento estipuladas em nosso planejamento. Estima-se crescimento acima de dois dígitos em porcentagem da marca para a indústria. Incluímos 60 novos SKUS em nossa linha PET e temos recebido feedbacks positivos tanto do mercado nacional quanto internacional. Em 2020, com o Brasil chegando ao segundo lugar em faturamento no segmento, estimamos um crescimento rápido e escalável. Também estamos apostando em uma melhora na economia do país que com toda certeza também impactará no mercado pet.

Qual o produto que vocês oferecem teve melhor performance? Por que acham que essa se saiu melhor?

Espuma Mágica é sinônimo de performance. É um limpador de uso geral ideal para remover sujeiras acidentais causadas pelos pets. Um produto fantástico e por ter diversas aplicabilidades é vista como um grande aliado dos Pet Lovers. Outra linha de grande destaque são os nossos shampoos de cuidados especiais como o Shampoo e Condicionador Erva de Santa Maria, ideal para proteção natural contra insetos para o seu pet, o Shampoo Neutralizador de Odores que elimina maus odores por mais tempo e o Shampoo Foam, lançado recentemente em duas versões: Melão e Frutas Vermelhas, promete ser mais um sucesso de vendas da marca. Já um produto relacionado ao ambiente que o pet vive temos outro lançamento inovador, o Ultra Desinfetante Concentrado com quaternário de amônia.

Quais nichos do mercado pet a Procão atende? Quais delas acreditam ter maior procura pelo mercado?

A Procão está presente no varejo alimentar, no atacarejo e nas lojas especializadas. Nossa maior performance é no varejo alimentar e o nosso objetivo é cada vez mais evidenciar a categoria pet no autosserviço. Percebemos que o mercado investe cada vez mais para levar um atendimento sempre diferenciado para o consumidor, evidenciando produtos e fazendo com que eles passem a fazer parte da cesta de compras dos consumidores. Fazemos um forte trabalho no PDV em parceria com os nossos clientes através de um gerenciamento de categoria eficaz e assertivo desenvolvendo o mix pet de redes de varejo e também do especializado. O mercado especializado possui uma ampla concorrência, porém através de uma exposição criativa e materiais diferenciados que oferecemos, estamos ganhando cada vez mais visibilidade e reconhecimento dos consumidores.

Quais foram os últimos investimentos da empresa? Em quais áreas?

Estamos investindo constantemente em melhorias dos processos, no aumento da nossa planta fabril e em pesquisa que resulta em inovações de produtos para o mercado brasileiro. Ultimamente, optamos por investir em ações nos pontos de venda em parceria com nossos clientes. Lançaremos uma linha exclusiva para gatos e também uma linha de snacks para cães e gatos. Vale ressaltar que a participação em feiras e eventos como Super Pet e Pet South America tem dado um bom retorno e visibilidade para as nossas marcas. Sempre prezamos pelos nossos colaboradores fazendo treinamento constantes para sempre atenderem os clientes da melhor forma possível.

Vocês estão presentes em todas as regiões do Brasil?

Sim, marcamos presença em todo o território nacional através de mais de 50 distribuidores parceiros e também exportamos para mais de 15 países presentes em todos os continentes. O mercado pet brasileiro está em alta e a nossa presença nas maiores redes de varejo do país ajuda na expansão da nossa marca e também essa gama de distribuidores que trabalham quase 100% focados em disseminar os nossos produtos em todo o país.

Vocês pretendem expandir alguma linha de produtos?

Em breve, lançaremos a nossa linha exclusiva para gatos - a Cat Zone. Uma marca nascida para valorizar a relação entre os gatos e seus tutores, suprindo cada necessidade do bichano e, principalmente, para ocupar a lacuna no mercado com produtos voltados exclusivamente para os gateiros. Feita por gateiros, seus pilares incluem liberdade, individualidade e diversão que cada gatinho possui em seu próprio mundo.

O mercado pet obteve grande crescimento nos últimos anos, criando assim diversas oportunidades de negócios. Como conseguir se destacar perante a concorrência?

A Procão é uma marca de inovações, gostamos de ser diferentes, temos em nosso DNA uma grande vontade de sempre valorizar os momentos especiais que vivemos com nossos pets e é isso que nos diferencia. Criamos produtos que são pensados e elaborados para suprir todas as necessidades dos pets e seus tutores em diversas ocasiões. E nossa experiência internacional com exportação e feiras em todo o mundo nos colocam em posição de trazer as novidades e inovações para o mercado nacional.

Como você enxerga o mercado pet em 2019?

O mercado está aquecido. É nítido que a procura por inovações nos produtos para os mais novos membros da nossa família é muito grande. Notamos que as pessoas passaram a se preocupar e avaliar os itens que oferecem aos seus pets de forma cada vez mais criteriosa e isso nos coloca numa posição onde quem não investe em qualidade está fora da casa dos brasileiros.

Qual o maior diferencial dos produtos Procão entre a concorrência?

As primeiras palavras que vem à nossa cabeça ao falar dos pets são amor, carinho, confiança e companheirismo. Então, como marca, não podíamos fugir disso. Essa é a base de criação dos nossos produtos, feitos para fortalecer a relação de vínculo entre pets e seus tutores. Nosso portfólio é uma linha completa de cuidados que passa pela higiene, perfumaria, higiene bucal, acessórios, educadores sanitários, limpeza doméstica e, agora, chegamos aos snacks. A ideia é marcarmos presença em cada momento que o tutor vive com seu pet. Temos um laboratório próprio e uma grande expertise química que garante sempre a melhor qualidade no desenvolvimento de nossos produtos.

Como avaliam a entrada da Procão com a inclusão de petiscos em seu portfólio? A empresa pretende alcançar outros nichos?

A linha Procão Foods nasce um sucesso. Incluímos mais de 15 itens de petiscos que podem ser dados como recompensa para os cães e gatos em momentos de diversão, de aprendizado ou como simples agrado diário. Com esse lançamento, queremos nos destacar em mais setores e gôndolas onde não estávamos presentes.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Receba as últimas novidades do evento e do setor

Eventos Parceiros
Filiado à
Eventos Paralelos
Organização e Promoção
Local
Parceiros de Mídia
Parceiro Universitário

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet South America - NOVO, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...